Observatório do 3º Setor lança ferramenta de doação online para ONGs
Plataforma de financiamento coletivo Apoie o Terceiro Setor reúne campanhas de organizações da sociedade civil com projetos sociais de diferentes áreas
Por: Mariana Lima
No início da pandemia de Covid-19, o Brasil bateu recorde de doações para o Terceiro Setor, com R$ 6,3 bilhões doados até julho de 2020, segundo o Monitor das Doações, criado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Desde o segundo semestre do ano passado, no entanto, as doações vêm diminuindo.
Nos dois primeiros meses deste ano, em meio ao agravamento da pandemia, foram doados R$ 19 milhões para causas ligadas à Covid-19, segundo a ABCR. As doações não acompanham a demanda das organizações da sociedade civil (OSCs), que continuam precisando de recursos para atender populações vulneráveis.
Diante deste cenário, o Observatório do Terceiro Setor criou a plataforma de financiamento coletivo Apoie o Terceiro Setor. A iniciativa visa fortalecer projetos sociais que estão agindo para minimizar os impactos do agravamento da pandemia. Para isso, a ferramenta reúne campanhas de organizações de diversas partes do país, facilitando o processo de captação de recursos delas.
“Um dos setores mais atingidos na pandemia foi o Terceiro Setor. Os recursos diminuíram e levaram a uma crise econômica entre as Organizações da Sociedade Civil. Esta iniciativa procura dar uma ajuda pontual às organizações que estão enfrentado dificuldades para continuar com suas atividades”, esclarece Joel Scala, diretor do Observatório do Terceiro Setor.
Por meio da Apoie o Terceiro Setor, será possível acompanhar o andamento das campanhas. Além disso, serão produzidas matérias no portal Observatório do Terceiro Setor, para mostrar como os recursos doados nas campanhas de financiamento coletivo estão sendo usados.
Organizações, projetos sociais e coletivos cadastrados também contarão com o suporte do Observatório para formular, planejar e divulgar suas campanhas. A iniciativa, lançada no dia 15 de abril, já tem seis campanhas ativas:
- Instituto SORRIR Para Vida (Pinheiros, São Paulo – SP)
“O Instituto Sorrir para Vida é uma organização sem fins lucrativos criada para garantir o tratamento odontológico de pessoas com câncer, com deficiências e em situação de vulnerabilidade social”.
Campanha: Reforma da Sede Própria Aumentando os Atendimentos
- ONG Mães da Sé (Pirituba, São Paulo – SP)
“Instituição sem fins lucrativos que desde 1996 vem ajudando famílias na busca por seus entes desaparecidos, buscando compreendê-las de maneira integral e ainda propor medidas que facilitem a solução do problema enfrentado por elas”.
Campanha: Distribuição de Cestas Básicas para Famílias de Baixa Renda.
- Caixa do Bem (Curitiba – PR)
“O Recanto Esperança é uma Organização da Sociedade Civil fundada em setembro de 2004, com o desejo de contribuir com diversas ações sociais relevantes dentro da comunidade Icaraí, no bairro Uberaba. Essa comunidade é composta por 700 famílias marcadas pela vulnerabilidade social e precariedade sanitária; com alto número de crianças e adolescentes em situação de miséria, evasão escolar e trabalho infantil”.
Campanha: Distribuição da Caixa do Bem para nossas Crianças
- Comunidade Bom Pastor (Piraquara – PR)
“A Comunidade Bom Pastor é formada por voluntários que foram chamados, cada um a seu modo, a doar sua vida anunciando a palavra de Deus em todos os lugares e sendo sinal de esperança e conforto aos mais pobres”.
Campanha: Finalização da obra do Centro de Apoio e Especialização Profissional.
- CIASPE– Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Deficiência (Indaiatuba – SP)
“Fundado em 2003, hoje o CIASPE atende mais de 100 pessoas em seus três programas: Inclusão Social, Estímulo Essencial e Inclusão Escolar e Inclusão no Mercado de Trabalho. O CIASPE é reconhecido por toda a comunidade como um local de apoio e inclusão a quem mais precisa”.
Campanha: Criação de infraestrutura para aulas remotas
- Marmitando Solidariedade (São Paulo – SP)
“O Marmitando Solidariedade nasceu da iniciativa do dono de restaurante Murilo da Silva, que percebeu a necessidade de alimentação de pessoas carentes que residem nas comunidades próximas ao seu estabelecimento”.
Campanha: Distribuição de marmitas semanalmente
A Apoie o Terceiro Setor está aberta para receber novas campanhas, sem data limite para inscrição. Os interessados devem se cadastrar na plataforma e seguir para a aba “Enviar Campanha”. É necessário preencher o formulário, que será encaminhado para a equipe da Apoie. O pedido será analisado e o responsável da organização será contatado antes da campanha ir ao ar.
Para ser um doador das campanhas ativas na plataforma, também é necessário se cadastrar. Desta forma, as informações ficarão salvas para apoios futuros e recorrentes.
Para conhecer a plataforma, acesse: https://apoie3setor.com.br/.
Fonte: https://observatorio3setor.org.br/noticias/observatorio-do-3o-setor-lanca-ferramenta-de-doacao-online-para-ongs/
Comentários
Postar um comentário