TJSP prestigia inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

 

TJSP prestigia inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Cerimônia marca Dia Mundial de Conscientização.
 
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado hoje (2), o coordenador da Diretoria de Apoio ao Servidor (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Irineu Jorge Fava, representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo “Dra. Marina Magro Beringhs Martinez”, o primeiro da Capital. A juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio e o diretor do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), juiz Helio Narvaez, onde funciona uma das três Centrais de Intermediação em Libras (CIL), também prestigiaram a cerimônia.
O espaço fica em Santana, na Zona Norte, e pretende ser um ambiente de convivência para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares, estimulando a inclusão e o acolhimento por meio da cultura, esporte, trabalho, empreendedorismo, cursos de formação e atividades de bem-estar e autonomia social. A denominação é uma homenagem à procuradora-geral do Município falecida no ano passado, Marina Magro Beringhs Martinez, mãe de um jovem com autismo e militante da causa.
Antes da inauguração, servidoras da Diretoria de Apoio ao Servidor do TJSP participaram de visita guiada no local, com o objetivo de avaliar oportunidades de aprimoramento dos espaços do Judiciário paulista.
 
Solenidade 
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destinou a entrega do centro a todas as mães de filhos com TEA. “Temos 1,2 milhão de cidadãos com deficiência na cidade, mais de 300 mil deles com autismo, que precisam ser amados, respeitados, incluídos e acolhidos”, declarou. A procuradora-geral do Município, Luciana Nardi, destacou a importância da unidade e falou de Marina Magro Beringhs Martinez. "Uma grande procuradora, que se dedicou por essa cidade e foi uma servidora exemplar”, afirmou.  
Em nome do governador Tarcísio de Freitas, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou que a unidade fará valer os direitos à dignidade e felicidade.  O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado, enalteceu a infraestrutura do local, com piscina, auditório, quadra esportiva e salas de acolhimento, música e informática.  
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou o atendimento multidisciplinar não somente para as pessoas com TEA, mas, também, para seus cuidadores. “É preciso ter esse olhar, quebrar esse tabu e poder falar que, sim, uma família que tem uma criança com autismo tem uma rotina diferente", afirmou.  
Também fizeram uso da palavra o viúvo da procuradora Marina Magro Beringhs Martinez, José Mauro Alvarez Martinez; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira; o vice-prefeito da Capital, Ricardo de Mello Araújo; e as mães atípicas Luciana Campos e Margarete Aparecida Pereira, representando as demais. Completaram o dispositivo de honra as esposas do prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Regina Nunes e Valdirene Araújo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; a promotora de Justiça Sandra Massud, representando o procurador-geral de Justiça; e o presidente do Instituto Lar Mãe do Divino Amor, Moacyr Senatore. Estiveram presentes, ainda, a diretora da Diretoria de Apoio ao Servidor do TJSP, Patricia de Rosa Pucci Canavarro, e as servidoras Ana Claudia Guerra Brasileiro Genaro e Eliana da Silva Flacon. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos serviços socioassistenciais

Conheça os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs)

Atendimento do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo