Prefeitura inaugura República Jovem na Zona Leste

Unidade, localizada em Itaquera, tem capacidade para acolher seis mulheres e orientá-las para conquistar autonomia

 Na sala de estar da casa, pousam para o registro de inauguração da República: Berenice Giannella e o frei Robson Santos Marques rodeados pela equipe responsável pela montagem do serviço e as futuras moradoras da casa. São 14 pessoas na imagem, posicionadas em semicírculo, sendo que quatro estão abaixadas.

Texto: Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Origenes

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou nesta quarta-feira (17), na região de Itaquera, Zona Leste, a República Jovem Maria Maria, que tem como objetivo acolher e fortalecer a inclusão social e a conquista da autonomia de suas moradoras.

 

“Serviços como esses são importantes para que os jovens tenham autonomia e sejam protagonistas de suas histórias, pois a república tem uma outra dinâmica de acolhimento com mais liberdade e responsabilidade, para que se tornem vencedores”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “As novas moradoras serão acompanhadas por uma equipe da assistência social”, completou

A unidade é destinada a atender jovens com idade acima de 18 anos que foram abandonadas por suas famílias ou com vínculos fragilizados, em situação de vulnerabilidade social e sem condições de moradia. As acolhidas devem ter autonomia financeira para contribuir com as despesas da casa e podem permanecer até os 21 anos.

Adriana Fernandes da Silva, 18 anos, é a nova moradora da república. Ela estuda e trabalha no McDonald's há um ano. A convivente Lauana Maria também estuda e trabalha remotamente para o São Paulo Futebol Clube como analista esportiva nos jogos e espera ter novos conhecimentos na jornada que começa a partir de agora e, futuramente, quer estudar moda. A outra moradora, Jéssica dos Santos Dimas, faz pinturas em canecas, frequenta o curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e espera aprender com a nova gestão.

Nas repúblicas há acompanhamento de um profissional para gestão coletiva da moradia, apoio na construção de regras de convívio, definição da forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.

O serviço é administrado pela SMADS, por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Cultural Nossa Senhora, com repasses mensais de R$ 25 mil e tem capacidade para acolher um grupo de até seis jovens mulheres, que poderão ser encaminhadas a outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

O mobiliário da casa é feito por repasse de verba de implantação e também por contrapartida. O imóvel conta com três quartos (um com acessibilidade), dois banheiros, uma cozinha, uma sala e a área externa. As moradoras contarão com acompanhamento de gerente, assistente social e pedagoga.

Com a nova unidade, a rede socioassistencial da SMADS passa a contar com sete repúblicas para jovens e dispõe de 90 vagas nas regiões da Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Lapa, Pirituba/Jaraguá, (Itaquera e Penha - inauguradas em fevereiro deste ano). O município também tem quatro repúblicas para adultos, com 195 vagas, nas regiões da Sé, Santana e Mooca. As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também podem ser viabilizadas por meio de órgãos do sistema de garantia de direitos.

 

A secretária Berenice e as três moradoras da casa estão em pé na sala de estar da República, um ambiente todo branco com um coração na parede e um vaso de girassol em cima de um aparador baixo. À esquerda, grades de proteção de cor verde limitam o acesso ao piso inferior da casa.

 

Equipe de trabalho apresenta o escritório do serviço à Secretária Municipal. A parede ao fundo do ambiente tem tom verde claro, destacando a escada caracol de concreto que leva ao piso superior da casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos serviços socioassistenciais

Conheça os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs)

Centro da Criança e do Adolescente