Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata traz alerta sobre preconceito
Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata traz alerta sobre preconceito
IARA SILVA
HOME OFFICE
Criado na Austrália, em 2003, o Movimento Novembro Azul surgiu da necessidade de falar sobre a saúde masculina e dos desafios de combater o preconceito deste público com cuidados médicos. A escolha do mês tem a ver com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado anualmente em 17 de novembro.
Segundo tipo de câncer mais comum em homens, o câncer de próstata é o foco principal da campanha. Segundo a previsão do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 65.840 novos casos serão detectados no Brasil em 2021.
Prevenção
Para a prevenção deste tipo de câncer, são indicados cuidados simples e rotineiros:
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar atividades físicas;
- Não fumar;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Sintomas
Alguns sintomas que estão associados ao câncer de próstata são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar ou terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou durante a noite.
Quando estes sintomas são detectados, o recomendado é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para atendimento médico adequado. O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso é tão importante manter bons hábitos e uma rotina de exames.
São Paulo
O governo do Estado de São Paulo mantém a página ‘Novembro Azul – O preconceito mata’ com materiais sobre o câncer de próstata. Além de dados sobre prevenção, a plataforma traz informações de mutirões e campanhas de exames, como a ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, que funciona desde 2014 e já atendeu neste ano 16,8 mil homens em todo o Estado.
Os pacientes atendidos nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) passam por uma triagem com profissionais de enfermagem e contam com atendimento médico em cardiologia e urologia. Se necessário, também são feitos exames complementares conforme disponibilidade da unidade.
Para ter acesso ao check-up gratuito é necessário fazer um agendamento pelo telefone 0800-779-0000, informando a região que reside.
Na capital paulista, a Prefeitura realiza durante todo o mês uma ação que envolve 13 ônibus da SPTrans adesivados com frases incentivando a importância da prevenção circulando em todas as regiões da cidade.
Fonte: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/novembro-azul-mes-de-combate-ao-cancer-de-prostata-traz-alerta-sobre-preconceito/
Comentários
Postar um comentário