Vara da Infância e da Juventude de Santana realiza debate sobre desafios e maneiras de prevenção da violência contra crianças e adolescentes

 

Vara da Infância e da Juventude de Santana realiza debate sobre desafios e maneiras de prevenção da violência contra crianças e adolescentes

Encontro realizado terça-feira (13).
 
A Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de Santana realizou, no dia 13 de agosto, evento da comissão interdisciplinar formada para debater o tema “Violência Contra Crianças e Adolescentes – Desafios e Maneiras de Prevenção”. Direcionado a profissionais da rede de proteção, o evento aconteceu no anfiteatro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) com a presença de mais de 250 pessoas. Estavam presentes a magistrada, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Tutelar assim como integrantes da rede de proteção das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Conselho Tutelar.
O encontro focou na violência sexual. A juíza da Vara da Infância e da Juventude de Santana, Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva, conduziu o evento e destacou que a Constituição Federal garante prioridade absoluta para crianças e adolescentes. Foi também observada a importância da rede de proteção nos cuidados com crianças e adolescentes e que a questão da violência precisa ser sempre discutida. A magistrada ressaltou a importância de desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e identificação de casos.
Para a promotora de Justiça Tatiana Magosso, a questão da violência contra crianças e adolescentes deve sempre estar em pauta, com reflexões e discussões. “É um assunto de extrema relevância e que está no dia a dia do nosso trabalho. A discussão do tema deve envolver toda a rede de proteção, com interlocução dos atores e sendo o Ministério Público um deles, como garantidor da proteção integral aos jovens”, explicou. Ela apontou que as escolas têm papel fundamental nessa rede de apoio devido ao contato próximo e contínuo com os jovens.
Em seguida, o defensor Público Paulo André Matos ressaltou a preocupação da instituição no combate a esse tipo de violência. “Estamos do mesmo lado, que é o lado da proteção integral da criança e do adolescente. Vamos trabalhar sempre na lógica da proteção com a reintegração ao grupo familiar, quando possível”, explicou.
Durante os debates, a psicóloga Rosemary Peres Miyahara abordou o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente familiar, destacando os sinais e impactos. Em seguida, o assistente social Alan de Loiola Alves falou sobre a exploração sexual de jovens, abordando tanto a realidade brasileira quanto a situação nos países do Mercosul, salientando a necessidade de políticas públicas e ações de proteção.
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos serviços socioassistenciais

Conheça os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs)

Centro da Criança e do Adolescente