60 anos da Ação Social Padre Paschoal Bianco

Fundada em 08 de junho de 1960 por iniciativa do então padre Paschoal Bianco e lideranças da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a organização era fundada com o propósito de atender a comunidade carente de Vila Califórnia, com fornecimento de medicamentos e cestas básicas, atendendo também as famílias vitimas das enchentes do rio Tamanduateí.
O primeiro contato com a política de assistência social ocorreu em 1994 por iniciativa do então pároco, padre Márcio Leitão, iniciando o trabalho com crianças e adolescentes que na época era denominado Centro de Juventude Paschoal Bianco e Centro de Juventude Zumbi dos Palmares em parceria com a antiga Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social (FABES).
Esse serviço passou por diversas mudanças em sua nomenclatura até que, com a publicação da portaria n.º 46/SMADS/2010, a denominação passou a ser "serviço de convivência e fortalecimento de vínculos/centro para crianças e adolescentes (SCFV/CCA)", tratando-se de serviço da política de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Em 2002, a organização inicia o trabalho com adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida denominado na época de Liberdade Assistida Comunitária (LAC), em parceria com a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM).
A partir de 2006, ocorre o processo de municipalização das medidas socioeducativas e a parceria passava a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e o projeto passou a se denominar Núcleo de Proteção Psicossocial Especial (NPPE) e, com a publicação da portaria n.º 46/SMADS/2010, o serviço passou a se denominar Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Vila Califórnia, mantendo a mesma denominação atualmente.
O serviço de medidas socioeducativas em meio aberto pertence a política de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ao longo de sua caminhada, a nossa organização recebeu o título de utilidade pública municipal, conferido pelo Decreto Municipal n.º 50992 de 13 de novembro de 2009 bem como o título de utilidade pública estadual, conferido pela Lei n.º 15025 de 22 de maio de 2013.
A organização participou juntamente com outras 9 organizações sociais em nível nacional do Projeto Generosidade 2013 e, em que pese não ter sido vencedora do prêmio, demonstra o compromisso de diretores, gerentes, funcionários e voluntários com o atendimento de crianças, adolescentes e jovens.
É momento de celebrar a caminhada percorrida, agradecer aos antigos diretores e funcionários pela contribuição de cada um e agradecer ao atual quadro diretivo estatutário juntamente com os gerentes dos três serviços e seus colaboradores, voluntários e toda a comunidade Vila Califórnia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos serviços socioassistenciais

Conheça os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs)

Centro da Criança e do Adolescente