Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948. A Declaração foi uma resposta aos crimes bárbaros cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, como as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki e os crimes praticados pelos nazistas.
Por meio da Declaração Universal que os países se comprometeram a realizar um esforço para eliminar todas as formas de empecilhos a esses direitos. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” é o princípio básico desta declaração, que proíbe escravidão, tortura, discriminação e violência.
“Onde, afinal, começam os direitos humanos universais ? Nos pequenos lugares, perto de casa – tão perto e tão mínimo que não podem ser vistos em nenhum mapa do mundo. (…) A menos que estes direitos tenham algum significado ali, eles têm pouco significado em qualquer outro lugar. Sem uma ação cívica planejada para mantê-los perto de casa, nós procuraremos em vão pelo progresso num mundo maior.” – Eleanor Roosevelt.
Na cidade de São Paulo a política de atendimento aos direitos de crianças, adolescentes, jovens estão ligados a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A SMDHC é responsável ainda pelos diversos conselhos paritários criados graças a Constituição Federal de 1988.
Maiores informações sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania poderá ser obtido através do link abaixo:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/
Comentários
Postar um comentário