Conselho Regional de Enfermagem lança mês “Maio Verde Esmeralda” pela valorização da categoria
Conselho Regional de Enfermagem lança mês “Maio Verde Esmeralda” pela valorização da categoria
Na linha de frente da pandemia, iniciativa reivindica piso salarial e melhores condições de trabalho para a enfermagem.
Profissionais de Enfermagem estão na linha de frente do combate ao Coronavírus — Foto: Shutterstock
O mundo passa hoje por uma das piores pandemias da história. Todos os dias os noticiários apresentam notícias avassaladoras, com os sucessivos aumentos de contaminados e número de óbitos e o decreto de novas medidas de prevenção isolamento social. Porém, para a enfermagem, não existe fase vermelha. Esses profissionais estão empenhados na linha de frente para combater o Corona vírus e cuidar das pessoas que adoecem. São enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes que estão sempre ali, ao lado dos pacientes, se dedicando a quem mais precisa.
O que poucos sabem é que há registro desses profissionais atuando já entre os séculos V e VIII d.C e isso mostra como eles são importantes e fazem parte da história da humanidade. Sempre presentes na vida das pessoas, desde nos momentos mais simples, em que há uma leve indisposição, até os mais complexos, como guerras e pandemias, no nascimento de um filho ou no tratamento de uma doença, eles estão sempre ali. Inclusive, é a enfermagem que está conduzindo a imunização contra a Covid-19 no SUS, assim como, historicamente, tantas outras campanhas de vacinação.
Entre os dias 12 e 20 de maio ocorre a Semana da Enfermagem, celebrada em todo Brasil. A escolha das datas para essa comemoração é em homenagem a duas grandes enfermeiras.
Florence Nightingale é considerada um marco na enfermagem moderna — Foto: Divulgação
No dia 12 é comemorado o dia Mundial do Enfermeiro, e essa é a data de nascimento da enfermeira Florence Nightingale, considerada um marco na enfermagem moderna. Ela criou a primeira escola de enfermagem da Inglaterra, em uma época que a profissão não era reconhecida.
Já o dia 20 de maio é marcado pelo falecimento da enfermeira brasileira Ana Nery, que foi a primeira profissional de enfermagem a se alistar voluntariamente em combates militares.
— Foto: Divulgação
O presidente do Coren-SP, Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, James Francisco dos Santos, ressalta a notabilidade da data: “ A Semana da Enfermagem é um momento importante de celebração da importância da nossa categoria para o acesso à saúde e, também, de sensibilização acerca das nossas pautas relacionadas à maior valorização e melhores condições de trabalho”.
— Foto: Divulgação
É indiscutível que os profissionais de enfermagem são fundamentais para todo e qualquer cidadão, isso não há como negar. Mas eles carecem da devida valorização e reconhecimento, realidade que precisa mudar. Todos os anos, o Coren-SP, que é o órgão regulamentador e fiscalizatório, promove campanhas para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a necessidade da garantia de melhores condições de trabalho e de direitos para a categoria, tão fundamental para o acesso à saúde.
Infelizmente, os profissionais da enfermagem não possuem piso salarial e nem jornada regulamentada, embora a OMS aconselhe 30 horas semanais. Há trabalhadores da área que mantêm vários vínculos de trabalho para garantir a sobrevivência. Mesmo assim, eles continuam na linha de frente da saúde.
“Para a enfermagem não existe fase vermelha. Enquanto muitos setores pararam durante a pandemia e pessoas ficaram em suas casas, devido à política de isolamento para contenção do vírus, a enfermagem está novamente na linha de frente do combate à Covid-19 e da vacinação. É justo que receba a devida valorização “ destaca James.
Existe hoje no Congresso Nacional, em Brasília, o projeto de lei 2564/2020, que estabelece um piso salarial vinculado à jornada de 30 horas semanais. No momento essa PL está em fase de consulta pública, que é quando a sociedade civil pode e deve contribuir. Nesse momento o apoio da população a essa pauta, é fundamental. Para que a saúde avance é preciso que a enfermagem avance com melhores condições de trabalho e mais valorização.
Para marcar as lutas da categoria pelos seus direitos, o Coren-SP criou o mês Maio Verde Esmeralda, celebrado em maio, durante a Semana da Enfermagem, justamente para chamar a atenção da opinião pública.
“ Um profissional dignamente remunerado tende a não precisar recorrer a inúmeros vínculos de trabalho e dessa forma, tem mais tempo para se recompor das jornadas exaustivas, o que o torna mais disposto para oferecer uma assistência segura e de qualidade à população. Dessa forma, todos ganham com a valorização da categoria: saúde, a população e a enfermagem”, afirma o presidente James Francisco dos Santos
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/especial-publicitario/coren-sp/noticia/2021/05/10/conselho-regional-de-enfermagem-lanca-mes-maio-verde-esmeralda-pela-valorizacao-da-categoria.ghtml
Comentários
Postar um comentário