O que é o Dia Internacional da Juventude e quando foi criado?

 O que é o Dia Internacional da Juventude e quando foi criado?

As datas comemorativas são criadas para colocar em pauta as mais diferentes temáticas, causas ou acontecimentos históricos. Nelas celebramos conquistas e damos luz a desafios ainda enfrentados no tema em questão, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Consciência Negra ou o Dia da Visibilidade Trans.

O Dia Internacional da Juventude não poderia ser diferente. A data é comemorada anualmente no dia 12 de Agosto e tem o objetivo de celebrar o papel dos jovens para gerar mudanças e debater os desafios enfrentados pela juventude mundial.


Quando e por que foi criado o Dia da Juventude?

O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999, pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas para entender o motivo vamos voltar um pouco no tempo.

Em 1977 e 1985, a ONU lançou duas resoluções com o objetivo de adotar estratégias para melhorar a comunicação entre a instituição e os jovens e organizações juvenis. O ano de 1985, inclusive, ficou marcado como o “Ano Internacional da Juventude”, por dar atenção aos problemas relacionados aos jovens do mundo e a contribuição juvenil para o desenvolvimento global.

Dez anos depois, em 1995, a ONU lançou o WPAY (World Programme of Action for Youth to the Year 2000 and Beyond, em português, “Programa Global de Ação para a Juventude para o ano 2000 em diante”). Trata-se de um programa para reforçar o comprometimento das Nações Unidas com a juventude e direcionar as respostas da comunidade internacional para os desafios dos jovens no próximo milênio. O WPAY chamava a comunidade internacional para ação em 10 áreas prioritárias: educação, emprego, fome e pobreza, saúde, meio ambiente, drogas, delinquência, atividades de lazer, meninas e jovens mulheres, e plena e efetiva participação da juventude na vida da sociedade e tomadas de decisão.

Finalmente, em 1998, aconteceu a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, organizada pelo governo de Portugal e a ONU, em Lisboa, entre os dias 8 e 12 de Agosto. Nessa data, foi criada uma resolução declarando o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude. O objetivo era promover o WPAY entre os jovens e, claro, dar visibilidade para a temática e a importância da participação da juventude na solução dos desafios globais.

Foi em 1999, que a resolução foi aprovada e oficializada na Assembleia Geral da ONU, um dos eventos globais mais importantes da organização. Se você gosta de documentos oficiais, pode ler toda a resolução 54/120 neste link.

Vale ressaltar que uma resolução da ONU é um texto formal adotado pela ONU, emitido por algum dos órgãos da instituição, mas geralmente emitido pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Segurança.

Mas, o que acontece no Dia da Juventude?

Todos os anos, a ONU lança um tema para que jovens do mundo inteiro organizem atividades de impacto e promovam a juventude de seus países.

Veja abaixo todos os temas do Dia Internacional da Juventude (IYD - International Youth Day) até hoje, e clique em cada um deles para entender a visão da ONU sobre o tema (em inglês):

Como é o Dia Internacional da Juventude no Brasil?

O Brasil tem o maior movimento do mundo pelo Dia Internacional da Juventude, ou seja, somos o país que MAIS REALIZA EVENTOS NO MUNDO!

Tudo começou em 2019, com a criação do nosso movimento, o IYD Brasil. Uma dupla de jovens, Mari e Ernesto, uniram-se para articular com as principais organizações juvenis do nosso país (Conheça o nosso conselho) e apoiar os jovens de todo o Brasil na realização das atividades.

Em 2020, fizemos 3x mais atividades que o mundo inteiro somado, foram 1122 atividades de impacto em todos os estados.

Saiba mais sobre o IYD Brasil aqui no site e faça parte dessa transformação!

Sobre a autora:

Mariana Vieira é publicitária e se dedica ao impacto social, empreendedorismo e engajamento jovem. É co-fundadora do IYD Brasil, o maior movimento pelo Dia Internacional da Juventude no mundo, e gestora no Quintessa, aceleradora de negócios de impacto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nossos serviços socioassistenciais

Conheça os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs)

Atendimento do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo